Comedical do Brasil

Linha Toxicológica

É possível saber se alguém fez uso de drogas através de investigações toxicológicas realizadas em diferentes matrizes biológicas como sangue, saliva, suor, urina, cabelos, folículos capilares e unhas.

A análise capilar, realizada em laboratórios de análise especializados, permite verificar o consumo das drogas mais comuns: heroína, morfina, cocaína, anfetaminas, ecstasy, canabinoides, metadona, etc., mas principalmente entender se um indivíduo consumiu drogas, quando as consumiu e por quanto tempo.

As substâncias entorpecentes e seus metabólitos se incorporam ao cabelo e aos folículos capilares, permanecendo ali por longos períodos, até mesmo por um tempo muito maior do que nas matrizes biológicas comuns, como sangue, urina e saliva.

É cientificamente comprovado que o crescimento do cabelo é, em média, de 1 cm por mês. Portanto, a análise pode ser realizada em toda a extensão do cabelo coletado ou em um ou mais segmentos, permitindo assim avaliar a tendência de consumo de drogas ao longo de um período prolongado ou em períodos específicos de interesse.

Além das drogas de abuso, a análise capilar é capaz de fornecer informações sobre o consumo de álcool etílico ao longo do tempo por meio da dosagem de diferentes marcadores de abuso. O etilglicuronídeo (EtG), um metabólito resultante do álcool etílico, tem se mostrado o marcador mais confiável em matriz queratina e, por isso, é o mais utilizado no momento.

A análise do EtG na matriz queratina deve ser realizada com instrumentações tecnologicamente avançadas (UPLC-MS/MS, GC-MS/MS), o que proporciona maior confiabilidade aos dados analíticos finais.

A tabela abaixo representa as janelas temporais de permanência dos analitos consumidos e dos metabólitos que podem estar presentes nas várias matrizes biológicas convencionais (urina e sangue) e nas não convencionais (cabelos/folículos capilares, saliva e suor) de interesse clínico e forense.

A Comedical do Brasil comercializa reagentes para a extração da matriz queratina (M3 Line e VMA Line), métodos para análise em triagem e confirmação, calibradores e controles incorporados em matriz autêntica (TricoCheck®).

VMA Line: produtos e métodos para a extração de cabelos e folículos capilares para análises futuras com técnicas de triagem imunoquímica de primeiro nível.

Produtos e métodos para a pesquisa em matriz queratina de drogas de abuso, substâncias psicoativas e medicamentos através de técnicas de triagem imunométrica.

A linha VMA da Comedical é composta por uma série de produtos que incluem o Reagente VMA-T, Solução de Lavagem, Calibradores, Controles e Metodologias Analíticas voltadas para a triagem de drogas de abuso, substâncias psicoativas e alguns medicamentos acumulados nos cabelos e nos folículos capilares, utilizando os mesmos reagentes em fase homogênea e a mesma instrumentação automática geralmente usada para a triagem imunoquímica realizada para essas substâncias na urina.

Com um único procedimento simples, rápido e econômico, o Reagente VMA-T permite extrair da matriz queratina todas as principais classes de drogas e medicamentos eventualmente acumulados, dos opiáceos à cocaína, das anfetaminas aos canabinoides, do ecstasy à metadona, à buprenorfina, aos benzodiazepínicos, etc., transformando simultaneamente, se presentes, a cocaína em benzoilecgonina e grande parte da 6-O-monoacetilmorfina em morfina. Isso possibilita a dosagem quantitativa das substâncias extraídas com todas as técnicas de triagem imunométrica disponíveis (EMIT, EMIT 2, Cedia, DRI, HEIA).

Principais analitos que os produtos e métodos permitem extrair e dosar:

As vantagens da análise capilar realizada com a adoção do método VMA Line® em laboratório são:

  • Qualidade da matriz: retrospectividade e conservação dos dados ao longo do tempo; 4 cm de cabelo equivalem a 4 meses de “história” do doador;
  • Segurança da origem da amostra em análise, sem possibilidade de substituição ou adulteração;
  • Confiabilidade do diagnóstico: alta sensibilidade e especificidade, ausência de falsos negativos, baixos níveis de cut-off (de acordo com as diretrizes da SoHT – Society of Hair Testing);
  • Uniformização do processo de preparação;
  • Alta produtividade da linha de triagem automatizada.

Além disso, no monitoramento da dependência de drogas, temos:

  • Melhor “conformidade/eficácia terapêutica”;
  • Redução significativa na frequência das análises;
  • Redução de custos de gestão;
  • Redução da carga de trabalho.

M3 Line: produtos e métodos em matriz queratina, hematológica e de saliva para a pesquisa de drogas de abuso, substâncias psicotrópicas, Novas Substâncias Psicoativas, medicamentos e marcadores de abuso de álcool (EtG) utilizando técnicas de confirmação de segundo nível em LC-MS/MS.

Produtos e métodos para a pesquisa em matriz queratina de drogas de abuso, substâncias psicotrópicas, novas substâncias psicoativas, medicamentos e marcadores de abuso de álcool (EtG) através de técnicas de confirmação LC-MS/MS e LDTD.

A M3 Line da Comedical consiste em uma série de produtos que incluem Reagente M3, Solventes para a extração final de purificação Liq-Liq, Calibradores e Controles destinados à dosagem conforme técnicas LC/MS/MS e/ou GC/MS de drogas ilícitas, substâncias psicotrópicas, medicamentos e do etilglicuronídeo como marcador de abuso alcoólico, acumulados nos cabelos e nos folículos capilares durante seu crescimento.

O processo específico de hidrólise a 100°C não altera os analitos extraídos, que são medidos exatamente como foram acumulados, enquanto os recuperos obtidos são comparáveis e, em alguns casos, decisivamente superiores aos resultados obtidos com produtos e técnicas tradicionais de extração.

A extração obtida, além de estar pronta para a injeção direta em LC/MS/MS (preferencialmente após diluição), pode ser purificada por extração líquido-líquido utilizando o kit Solvent M3 S1 e S2 da Comedical ou pode ser purificada através da coluna de SPE para ser analisada posteriormente em GC/MS e/ou GC/MS/MS.

A extração da matriz de queratina com o Reagente M3, conforme mencionado, se caracteriza pela ausência de alterações nos analitos acumulados, o que também possibilita a realização de investigações de triagem quantitativa com reagentes imunométricos especialmente escolhidos.

Principais analitos que os produtos e métodos permitem extrair e dosar:

Morfina

6-o-Monacetilmorfina

Codeína

 Cocaína

Benzoilecgonina

Cocaetileno

Éster metílico de ecgonina

Anfetamina

Metanfetamina

MDMA (“Ecstasy”) – 3,4-metilenodioxi-N-metilanfetamina

MDA - 3,4-Metilenodioxianfetamina

MDEA – 3,4-Metilenodioxi-N-etilanfetamina

THC-Δ9-Tetrahidrocanabinol

Ácido THC COOH Δ9-Tetraidrocanabinólico

CBN - Canabinol

CBD – Canabidiol

Metadona

Buprenorfina

Norbuprenorfina

Clobazam

Cetamina

Norcetamina

EtG

As vantagens da análise capilar realizada com a adoção do método M3 Line™ em laboratório são:

  • Extração simultânea de drogas de abuso, medicamentos, substâncias psicotrópicas e etilglicuronídeo;
  • Nenhuma alteração dos analitos extraídos;
  • Procedimento simples e rápido: 1 hora a 100°C, partindo da amostra cortada;
  • Ótimos recuperos dos analitos extraídos, certamente maiores em comparação à extração metanólica tradicional;
  • Dosagem do extrato através de vários métodos, incluindo a injeção direta em LC-MS/MS;
  • Uniformização do processo de preparação e extração de amostras;
  • Ótima reprodutibilidade analítica devido às poucas etapas manuais necessárias.

TricoCheck™: controles incorporados em matriz queratina autêntica (cabelos humanos) para a verificação de análises de pesquisa de drogas, medicamentos e EtG, utilizando técnicas de triagem e confirmação.

Controles em matriz autêntica para a verificação de qualidade nos processos de pesquisa de drogas de abuso, substâncias psicotrópicas, medicamentos e Etilglicuronídeo nos cabelos.

A família de controles TricoCheck® da Comedical foi desenvolvida para permitir a verificação de todo o processo analítico de dosagem de drogas de abuso, medicamentos, substâncias psicotrópicas e marcadores de abuso de álcool (EtG) nos cabelos.

Estão disponíveis controles de qualidade com valores atribuídos para analitos que podem ser utilizados nas investigações de confirmação em LC-MS/MS e/ou GC-MS, e controles com valores atribuídos por classe que são adequados nas análises semiquantitativas com técnicas de triagem.

Os controles TricoCheck™ são únicos pois são feitos com cabelos autênticos, lavados e cortados, incorporados com substâncias especificadas através de uma tecnologia chamada TricoINC, e, portanto, podem ser tratados da mesma forma que as amostras capilares de rotina.

Todos os controles TricoCheck podem ser também descontaminados com as técnicas e os produtos descritos na literatura e extraídos conforme definido pelas diretrizes internacionais para os processos de dosagem com finalidade clínica e médico-legal.

Os valores atribuídos aos códigos e lotes dos controles TricoCheck® estão disponíveis dentro da embalagem do produto. Isso garante a possibilidade de recuperação e verificação dos dados em quaisquer condições, facilitando a realização de verificações de qualidade multicêntricas.

O Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Comedical possui o know-how e está equipado para projetar e fabricar controles em matriz queratina com especificações personalizadas de acordo com a demanda do cliente. Esses controles podem ser utilizados em análises laboratoriais internas ou nos circuitos de Verificação de Equivalência (VEQ).

Principais vantagens:

  • realizados em matriz autêntica, provenientes de doadores selecionados;
  • incorporados segundo processos produtivos únicos e, portanto, laváveis e removíveis como as amostras de rotina;
  • cortados em segmentos de aproximadamente 2 mm, prontos para uso;
  • permitem a verificação de todo o processo de análise: descontaminação, pesagem, extração e dosagem.

Comedical Toxicology Line

Visualize aqui o folder do produto ou faça o download direto no link abaixo.